Eras do Panorama Click

 O blog Panorama Click surgiu de uma vontade minha de compartilhar resenhas críticas dos livros que lia, principalmente porque eu tinha acabado de aprender, na escola, o gênero textual resenha crítica e queria colocar em prática esse tipo de escrita que mistura descrição, informação e opinião. 

O seu nome, no entanto, não tem muito a ver com a proposta nichada a qual eu estava disposta a escrever, surgiu de um outro contexto, o qual veremos a seguir. 

Esse blog não foi o primeiro que criei. O meu blog pioneiro foi o Cooking Secrets ou, em bela tradução, Segredos Culinários. Criado lá em 2019 e diferente do Panorama Click, o Cooking Secrets tinha um nome que fazia jus a sua proposta: blog de receitas com dicas para fazer um mesmo prato de diferentes maneiras. Lembro que ele era lilás (minha cor favorita) e bem simples, todo configurado pelo celular. Publiquei umas quatro ou cinco receitas e depois decidi exclui-lo por passar a odiá-lo. 

O meu segundo blog foi criado no início de 2020, o Sunflower Glow, ou Brilho de Girassol, e ele não tinha um nome que batia com a minha ideia (que era de book fotográfico com as fotografias que eu tirava na pandemia). Ele na verdade nunca "foi ao ar", ficou do início ao fim no rascunho e posteriormente virou um lugar para testar funcionalidades do Panorama Click.

Talvez movida pelo fracasso do primeiro blog ou frustrada com uma ideia inacabada do segundo, decidi colocar um nome nesse blog que vos falo que não fosse tão nichado quanto a ideia inicial, mas também não fosse escandalosamente aberto (e sem sentido) como o Sunflower Glow.

Sendo assim, explico a denominação.

"Panorama" vem da noção de que não escreverei somente sobre uma coisa ou me fecharei a um único princípio, mas que sempre buscarei entender os dois lados e escrever sobre diversas perspectivas e assuntos. A palavra foi encontrada quando eu tava tirando fotos com a "imagem panorâmica" e me dei conta de que funcionava com a proposta do blog. Já o "Click" é o próprio ato de clickar nos posts para lê-los.

O sentido do site mudou ao longo dos anos. No início dele, eu não queria que falasse tanto sobre mim, mas dos livros. Porém, isso foi ficando para trás a medida que senti-me a vontade para tornar esse espaço o meu cantinho de reflexões, compartilhamento de textos autorais e estudos.

Vai ver, lá no fundo, desde sua criação, eu já tinha essa intenção, mas nunca tinha a coragem necessária para mostrar meus escritos. Hoje em dia, por exemplo, ainda tenho um "receiozinho" de postar alguns textos, seja por não seguir a norma culta (peco bastante ao assassinar o português com os erros) ou por o conteúdo ser desinteressante. No entanto, só basta lembrar que esse é um espaço meu e que só faz sentido ser o Panorama Click se eu estiver falando de astronomia, matemática, One Direction ou escrevendo meus contos e poesias autorais para deixar essa insegurança de lado e continuar a mover isso. 

Sem mais delongas, bem-vindos às Eras do Panorama Click.


Era uma vez, uma ideia perdida numa mente pensante. As células neurais trabalhavam incessantes, transmitindo sinapses de pensamentos físicos, carregando informações e replicando a ideia perdida. Ela foi ganhando forma, materializando-se em blog na mente pensante. A ideia, agora blog, ficou tão espaçoso que a mente pensante deu-o o sopro da vida. E, assim, nesse fluxo constante de impulsos nervosos, nasceu o "Panorama Click". 

Ele era pintado pelo css3 e formatado pelo html5, com leve pitadas de javascript. Seu template era o Contempo, muito simples e pouco original. Era mais uma cópia dos blogs iniciantes, mas estava ali, um bebê recém-nascido.

Nasceu em 14 de junho de 2020, às 12:09 da tarde, já dizendo suas primeiras palavras em "A mulher na janela". 

Pois é, ele era superdotado.

Conservou sua imagem de bebê até o dia 04 de fevereiro de 2022, quando perdeu os traços da primeiríssima infância para a chegada da adolescência.

Como crescem rápido, não é?

Junto a adolescência veio a rebeldia. Não satisfeito com o seu estilo do template Contempo, fez uma mudança radical para Emporio Technica, um template do rock. Seus traços verde e cinza deram lugar ao preto e amarelo (só faltou um vermelho para se tornar um amante nato do Sport Club do Recife).

Ele só queria ser do seu jeito, sem padrões. 

Típico de adolescente tentando se encaixar num novo estilo, ele trocava de visual a cada três ou quatro meses. Sua mente pensante também era adolescente na época, coincidência hein!?

Não muito feliz com o amarelo que enfeitava seus destaques, deu uma verificada no verde.

Vai que se encaixa no que procurava para si?

Opa, na imagem aqui temos um selo de aprovação de uma leitora.

Essa mesma leitora também achou agradável o preto. Segundo ela, "muito superior".

A cor combinou tanto que a criadora do blog, além de recomendar o blog por causa de "Oiça", sentiu-se confortável para fazer isso porque gostou do aspecto que a cor verde deu ao blog.


Falando de erros e acertos, esse foi um dos maiores acertos.

Mesmo ganhando selo de aprovação, adolescente raiz não consegue ficar satisfeito com isso. Autoestima baixa, sabe como é que é, né?

Partimos então para mais um surto do blog: fundo estrelado, tal qual Van Gogh.

A estética novamente mudou por completo. O verde fez a troca de turno com o roxo e lilás.

Algumas mudanças de conteúdo como a adição de marcadores nas postagens e citações legais foram adicionadas.

Não só de estilo vive uma pessoa, não é mesmo? Alimentar a mente é essencial.

Mantendo alguns traços da última mudança e retocando outros, em 2023 o blog entrou para a vida adulta.

Mesmo meio imaturo ainda, ele tirou o fundo estrelado e manteve o roxo como a cor oficial do blog. A cor preferida da sua mente criadora é roxo/lilás... que esquisito isso.

Com alguma experiência em html e css, ele aventurou-se em algo mais funcional colocando botão de acesso a outro site (o que não ficou tão esteticamente bonito), mas aumentava a carga de informações dele.

Foi um ano com muitos visitantes e alguns comentários.

Temos aqui mais um acerto.



Quase finalizando sua roupagem e consolidando-se por muitos anos com a mesma cara, surgiu a necessidade de um leitor de ter algo que ele pudesse favoritar seus posts preferidos.

Nas suas próprias palavras, ele comentou no post Trigonometria "Queria que tivesse a opção de dar like, favoritar, salvar ou algo parecido nesses posts, pq os resumos estão MUITO BONS!! [...]".

Para oferecer o melhor para os seus leitores e como adulto responsável que tornou-se, o blog adicionou essa funcionalidade.


Finalmente, o Panorama Click atingiu seu auge. Conseguiu sua própria logo e estética. Tornou-se tudo aquilo que a sua mente criadora pensou para ele. E viveu feliz para sempre.

Diverti-me tanto fazendo esse texto! Em suma, o blog só é o que é hoje porque lá atrás eu insisti para que ele continuasse ativo e gosto muito do que consegui construir aqui. Depois de tantos anos escrevendo, poder ver a própria evolução é satisfatório. As vezes surpreendo-me com as sacadas que eu tinha, outras vezes rio-me da minha falta de tato. Mas, no fim, tudo é uma evolução. Só cabe a você não andar para trás! Até a próxima!


Comentários